quinta-feira, 23 de junho de 2016

Matrículas a decorrer para o ano letivo 2017/2018






Todos os anos a Escola Secundária Leal da Câmara acolhe jovens de todas as idades que vêm apostar no conhecimento e na valorização pessoal. Não importam as motivações, é mais relevante aquilo que cada um traz na sua bagagem de vida e a vontade de partilha que, aliada ao sentido da aprendizagem cooperativa, leva à descoberta de si mesmo e do mundo.


Concluíram o 12º ano, neste último ano letivo, uma boa vintena de jovens que não tinham conseguido passar a todas as disciplinas. Vieram de perto ou de longe, muito compenetrados, assíduos, responsáveis. Faltava-lhes só Matemática, ou Português, ou só Físico-Química. Sabiam o que queriam e saíram com esse objetivo no bolso, rumo ao exame nacional.



Concluíram o 9º ano outros tantos, através do curso B3, uns para ficar por aqui, outros para irem mais além, para o secundário, também em regime noturno. Talvez depois a faculdade...



Melhoraram as suas capacidades comunicativas em Português alunos dos cursos B1, B2 e continuaram aquilo que um percurso assimétrico no seu tempo, ou no seu país de origem, coartou: retirados da escola ainda muito novos, não sabiam escrever e ler, ou contar. Têm vindo, com o esforço das manhãs que começam cedo e das noites que acabam tarde, a persistir em capturar o tempo e, sobretudo a aproximar-se de quem podiam ter sido e não foram.



Para o próximo ano letivo, a rede escolar permitiu a continuidade dos cursos: os mesmos dos anos anteriores e a escola prepara-se já para receber os seus rostos cansados de olhar feliz.



A oferta da escola para o próximo ano letivo, com início em setembro de 2016, contempla:

- os cursos EFA para conclusão do 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo (9º ano)
- os cursos do ensino Recorrente para conclusão do secundário (10º, 11º e 12º)
- o curso EFA escolar para conclusão do secundário em 2 anos
- o curso de Português para Falantes de outras línguas (PPT) para quem quer melhorar o seu nível de português ou obter a nacionalidade portuguesa
​- Unidades de Formação de curta duração em Inglês Básico ​

O estatuto de trabalhador-estudante, que se tem mantido sempre em vigor, assegura o direito dos trabalhadores à educação e obriga à flexibilização do horário, em função dos momentos de avaliação mais importantes. Estando a decorrer neste momento as matrículas para estes cursos, na Secretaria da escola, entre as 1​8:​30 e as 20:00 horas, os interessados neste desafio deverão deslocar-se ao estabelecimento de ensino, que se situa junto à Estação de Rio de Mouro, uma localização geográfica privilegiada para alunos do concelho e de outros, dada a proximidade do IC19.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Tem alguma dúvida, ou quer fazer alguma observação? Deixe aqui a sua mensagem!